terça-feira, 26 de abril de 2011

#EUSOUGAY

Boa noite, seus putos. Vamos falar de coisa séria nessa coisa que só eu posto. Quem lê isso aqui (se é que alguém lê), já deve ter notado que se esse blog fosse uma loja, seria uma daquelas com a bandeira do arco-íris na porta. Pois é, cambada, a MP e a Dôtora são heterossexuais, eu sou homossexual e me orgulho absurdamente disso.

Bem, se você não é um completo alienado do mundo, ou com completo bossal, já deve ter visto o que vem acontecendo nas ruas, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Acho que posso chamar esses acontecimentos de casos de homofobia, mas vou me dar ao luxo de usar o termo correto para isso: crime de ódio. Não se preocupem, eu explicarei porque escolhi esse termo.

As pessoas matam, batem, espancam, agridem verbalmente, humilham outras pessoas pelo simples motivos de elas terem uma preferência sexual que se difere da maioria. Elas gostam do mesmo sexo. Ótimo. Agora, olá você que é homofóbico, poste nos comentários desse post as suas razões antes de continuar lendo o que eu tenho a dizer. Enquanto isso deixo vocês com a Madonna.

time goes by, so slowly... time goes by, so slowly...

Pronto? Ok, vamos lá. Antes de mais nada, quero apresentar alguns fatos (que para alguns não passa de uma balela sentimental de quinta), e lembre-se: esses fatos são inegáveis e se você enxerga, será obrigado a concordar comigo: gays, transsexuais, travestis e qualquer outra "ramificação" de orientação sexual como essas, são seres humanos e como qualquer heterossexual, essas pessoas têm sentimentos, sentem dor, sofrem, têm seus corações quebrados, se alegram com as coisas que as pessoas se alegram, elas respiram, pensam (alguns dos maiores pensadores da história, inclusive, foram homossexuais, só pra constar), trabalham e se divertem, do mesmo jeito que você faz (ou não). E mais um fato inegável: elas amam.

Posto isso, quero dar alguns dos argumentos mais usados pelos homofóbicos e pessoas que cometem esses crimes de ódio.

1) Ser gay não é normal, isso é ser uma aberração da natureza;
2) Deus disse que ser gay é errado, está na Bíblia;
3) Homem tem que ser homem e não pode "dar o rabo";
4) Os homossexuais são pessoas doentes e podem ser curadas, seja pela medicina ou pela religião e a fé em Deus.


Vamos por partes, então: Primeiro argumento: você sabe de onde a sua frase veio? Qual a sua base teórica para afirmar isso? Aposto que você não sabe que isso é uma corrente ética (praticamente em desuso) e que ela se chama "Teoria dos Mandamentos Divinos", também conhecido como "Jusnaturalismo". Deixa eu te explicar de onde vem o seu argumento e, quem sabe, você passe a saber o que está dizendo. O Jusnaturalismo diz que tudo que há na terra serve para um plano divino, e que tudo está definido de certa forma, o sexo é feito para a reprodução, portanto, qualquer sexo que não seja praticado por esse motivo, é contra a natureza e contra as Leis de Deus. Você faz sexo só pra reproduzir, machão? Ah, eu imaginei que não. E depois, uma bela aberração da Natureza não poderia ser exclusividade humana, poderia? Acho que não, porque a homossexualidade foi encontrada numa incrível variedade de espécies no reino animal. E eu acredito que os animais não humanos devem ter escapado da corrupção do homem.

Segundo argumento: Deus não disse nada, amigo. Não coloque palavras na boca do cara. Quem disse isso foi algum cara que escreveu a sua própria filosofia num livro que serviria como base teórica para uma religião específica. Como bem disse o deputado Jean Wyllys em sua carta escrita em resposta à todos esses crimes de ódio que eu também estou criticando:

Assim como o trecho da Carta de Paulo aos Romanos que diz que o “homossexualismo é uma aberração” [sic] são os trechos da Bíblia em apologia à escravidão e à venda de pessoas (Levítico 25:44-46 – “E, quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas…”), e apedrejamento de mulheres adúlteras (Levítico 20:27 – “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles…”) e violência em geral (Deuteronômio 20:13:14 – “E o SENHOR, teu Deus, a dará na tua mão; e todo varão que houver nela passarás ao fio da espada, salvo as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR, teu Deus…”).

(Fonte: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/04/19/jean-willys-homossexual-e-cristao-defende-o-estado-laico/)

Vamos fazer uma conclusão lógica a partir da Bíblia: Se o "homossexualismo" é errado e a escravatura, a venda do ser humano e o apedrejamento de mulheres adúlteras (apenas mulheres, veja bem) são coisas certas, conclui-se que escravizar, vender pessoas contra sua vontade e apedrejar mulheres adúlteras são coisas perfeitamente aceitáveis. Eu não consigo acreditar nisso, porque todas essas pessoas (escravos, pessoas traficadas e mulheres e homens adúlteros) são seres humanos, e como eu já disse, seres humanos sentem e sofrem e nenhum ser humano (ou animal) deveria passar por qualquer sofrimento que possa ser evitado. Se mesmo assim você continuar me dizendo que isso está na Bíblia, por isso deve ser seguido, então você precisa entender mais uma coisa: a Bíblia é um livro que tem mais de 2.000 anos, escrito por homens (me prove que eles estavam sob o delírio de Deus, falar que é só fé, não conta como prova) e que passou por diversar reformulações ao longo dos anos, inclusive sofrendo influências de filósofos pagãos como Platão e Aristóteles via Agostinho e Tomás de Aquino. A Bíblia é um livro lindíssimo que tem seu valor literário, filosófico, poético e teológico, mas como toda obra escrita - e filosófica -, ela dá margem à diversas interpretações, e interpretações não são verdades absolutas.

Terceiro argumento: Primeiro, o que faz de você um homem? É o seu órgão reprodutor ou o seu caráter? Com certeza, isso vai da interpretação de cada um. Para mim, ser homem vai do caráter de cada um e não diz a respeito à sua orientação sexual. Deixe-me esclarecer mais um fato importante: todo ser humano nasce de uma forma, o homossexual nasce homossexual. Como eu sei disso? Porque tenho lembranças desde os 3 anos de idade em que sentia atração por homens. Isso nos leva ao quarto e último argumento: de que os homossexuais são pessoas doentes e podem ser curadas, seja pela medicina ou pela religião e a fé em Deus. Eu não estou doente, sou uma pessoa perfeitamente saudável (nem de insônia sofro mais) e vivo minha vida como qualquer outra pessoa. Eu nasci assim, e continuarei sendo gay até o dia em que eu morrer. Você acha que eu fui induzido a dizer isso devido ao meu estilo de vida "promíscuo" e "degradante" das morais cristãs e da família? Bom, então me explique a homossexualidade no reino animal, eles também foram induzido a isso? Eles também estão ferindo a moral da família e dos cristãos? Eu não vejo como. E se você acha que os animais são diferentes de nós, pense de novo. Eles sentem prazer e dor, bem como nós sentimos, eles têm necessidades tal como nós as temos.

Postos esses argumentos, eu gostaria de explicar porque decidi usar o termo "crime de ódio" para a quantidade crescente de crimes contra homossexuais (e toda a comunidade GLBT) no mundo. Ódio, sim. Porque não consigo ver qualquer outra coisa (a não ser um distúrbio mental) que leve um ser humano a chegar ao extremo de atentar contra a vida humana, e, por vezes, tirá-la. Ódio, inveja, não sei. Consigo compreender absolutamente todos os outros argumentos que coloquei aqui, prova disso é que provei que todos são refutáveis. Existem milhares de teorias éticas que podem provar isso, até as mais extremistas como o Egoísmo Ético. Gostaria de esclarecer só mais um ponto, não sobre um crime própriamente dito para a sociedade mas que para mim é um dos piores possíveis: a Igreja Católica não se opõe ao amor entre dois homens, porque Deus disse que devemos amar ao próximo, não é? Mas, ela é contra o sexo entre dois homens, porque não leva a reprodução. Já foi provado e comprovado que o sexo é algo saldável e necessário para a felicidade do ser humano. E acredito que o maior crime que pode ser cometido contra o ser humano é privá-lo das poucas coisas que o fazem feliz. Não estou falando do sexo banalizado que temos em mente hoje em dia (ou talvez esteja, porque ele gera prazer, mesmo que momentâneo), mas do sexo feito por amor, aquele que gera felicidade.

No meio de todo esse absurdo, pessoas estão lutando contra tudo isso. Pessoas normais, como eu e você, celebridades internacionais, como Christina Aguilera (que inaugurou a Calçada da Fama Gay em Holywood, que homenageia os famosos que mais contribuiram pelos direitos homossexuais), Katy Perry, Lady Gaga, Pink, Cyndi Lauper, Madonna, Ricky Martin, Christian Chávez, entre tantos outros. Políticos e cristãos como Jean Wyllys. Isso é o que mantém o mundo vivo, na minha opinião. A vontade de mudar e de lutar. Por isso, eu gostaria de divulgar, enfim, um projeto muito legal que surgiu na internet e que vem tomando proporções gigantescas no Brasil: O Projeto Eu Sou Gay. Ele consiste numa manifestação digital e pacífica, onde você tira uma foto sozinho ou acompanhado, com a hashtag #EUSOUGAY escrita em qualque lugar e manda para o e-mail projetoeusougay@gmail.com e a sua foto vai ser incluida num vídeo que vai ser veículado na internete e (acho) na televisão. O importante lembrar é que não importa se você de fato é gay ou não, o importante é você se lembrar que todos somos humanos e todos somos iguais, e mesmo que você seja heterossexual, nada te impede de tirar uma foto e mandar, assim como a querida MP fez.

Pra terminar, eu gostaria de agradecer a todas aquelas pessoas que estão lutando para que essa situação de ódio mude no mundo... Estamos no Século XXI e essas coisas continuam acontecendo. Isso não pode ficar assim...


#EUSOUGAY






Um comentário:

  1. Olha só! Vc tinha falado que ia escrever sobre isso... Ótima argumentação amore. Apenas acho que não ficou claro quando você diz: "Consigo compreender absolutamente todos os outros argumentos que coloquei aqui, prova disso é que provei que todos são refutáveis." Digo, eu entendi lógico, mas muita gente não entenderia o que vc quis dizer aqui. Isso quer dizer que vc considerou esses argumentos e refletiu sobre eles. Foi algo como: Eu compreendi esses argumentos, pensei sobre eles, por isso estou dizendo que, até onde eu estudo/ conheço/ acredito, eles são refutáveis. Compreender é diferente de concordar e o fundamental na hora de refutar é você, obviamente, escrever algo que faça sentido e trazer pontos que possibilitem o diálogo. Não só dizer, por exemplo, "ah esse negócio de religião dizer que é errado ser viado é só besteira, não é nada disso." Mas mostrar porque vc não concorda com argumentos válidos e que contenham alguma base (nem que seja a sua opinião).

    ResponderExcluir

Pois de médico e louco, todo mundo tem um pouco!