segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma Resenha de...

Antes de contar do que é a resenha, quero dar uma dica à todos vocês: esqueçam dessa história de amor e príncipe encantado. Não existe. Amor de verdade são suas poucas e verdadeiras amizades, tenham certeza disso. Agora, vamos ao Conto de Fadas.

Começarei hoje uma série de resenhas sobre os grandes clássicos produzidos pela Senhora Extremamente Capitalista Mas Muito Boa Disney. Antes que qualquer um venha fazer uma relação com a Hannah Montana e os Jonas Bobões, quero dizer: Disney Channel é uma coisa, Walt Disney Pictures é outra, ok?
Os Clássicos que eu resenharei/criticarei, são os maiores e mais conhecidos. Essa é a odem:


Aviso que muito provavelmente haverá dias que farei duas ou três resenhas juntas, porque olhem a minha cara de quem vai ficar escrevendo a mesma coisa pra sempre. Vocês sabem como eu sou... Enfim, hoje começo com uma só. E fiquem espertos pois no meio da semana Alice no País das Maravilhas pode dar as caras.

A Bela Adormecida

Este conto de fadas teve sua primeira versão escrita por Charles Perrault(ou foram os Irmãos Grimm antes, não tenho certeza), sob o título original de "A Bela Adormecida no Bosque", foi a inspiração para o grande ballet de Tchaikovsky, e enfim, inspiração para o Senhor Walt Disney no começo dos anos 50 para seu próximo grande filme.
A produção começou em 1953 e durou por seis anos, o filme enfim estreiou em 1959, foi uma grande revolução na animação, como Branca de Neve havia sido vinte anos antes. Na versão de Disney a Princesa Aurora é abençoada por três fadas Madrinhas (Flora, Fauna e Primavera), e amaldiçoada por uma bruxa, que para mim é o ponto alto do filme, a melhor e mais malvada vilã da Disney até hoje: Malévola.
A Bela Adormecida foi feito para se parecer com um livro de histórias europeu, e uma grande obra de arte com cores vibrantes que começam desde os belos cenários, passam pelos animais, as três boas fadas, os cabelos de Aurora e até mesmo a mescla de preto e roxo nas vestes de Malévola. Quando pequeno foi o clássico Disney que eu mais assisti, talvez tenha sido exatamente pelas cores mais vibrantes do que dos outros clássicos, ou talvez tenha sido a trilha sonora que não para por nem um segundo do filme e é o ballet de Tchaikovsky, ou talvez fossem as três fadas que no final das contas acabam sendo as protagonistas do filme, e talvez tenham começado uma tradição de ótimos personagens secundários na Disney, que pode ser comparado ao carisma dos Sete Anões.
Algo que diferencia este dos outros clássicos é o foco do roteiro nos personagens, tanto o Príncipe Felipe quanto a Princesa Aurora têm falas apenas no começo do filme depois eles são postos de lado e as fadas viram o grande foco do filme. Um dos maiores erros desse filme é a falta de exploração em relação aos dois "protagonistas", o príncipe e a princesa, depois que é capturado Felipe não fala mais uma linha, o mesmo acontece com Aurora depois que descobre que é uma princesa. Porra, qual é? O Felipe podia pelo menos mandar a Malévola pro inferno, não que ele não tenha feito de fato, mas falando sabe? O dom das palavras.
Tirando esse ponto do filme, acredito que ele seja uma verdadeira obra de arte por todo o resto, assistir à ele é algo agradável visualmente, não há princesa tão linda quanto Aurora em toda a história da Disney (e vejam que eu gosto de ruivas e sou um puxa-saco declarado da Ariel), e acredito que não há tanta delicadeza e suavidade em nenhum outro filme que eu já tenha visto. ?Uma curiosidade para os mais desavisados, a cena final do filme onde Aurora e Felipe dançam numa nuvem estava sendo descartada desde Branca de Neve por Walt Disney. Sim, aquela cena espetacular do final de Branca de Neve, onde ela é o príncipe contemplam o castelo reluzente ao longe, era pra ter sido os dois dançando numa nuvem. Em Cinderela a cena do casamento também não existiria se a cena da nuvem tivesse sido usada, mas finalmente em A Bela Adormecida aconteceu. E eu não mudaria um instante dessa cena incrível. Mais uma curiosidade, quando os dois se beijam e viram a gravura do livro, é exatamente a mesma pose que a Bela e o Príncipe fazem no final de A Bela e a Fera e em seguida viram um lindo vitral.

Darei uma nota, então, para A Bela Adormecida: 9! Não é 10 porque peca em uma coisa: falta de diálogo entre os protagonistas. Claro que não é tão grave quanto a Branca de Neve e seu IMENSO monólogo com os animais da floresta. Aquela cena me irrita desde que eu me conheço por gente, inclusive rolavam discussões com o meu pai que é um fã confesso desse filme, e eu era um amante de A Bela Adormecida. Mas, deixo isso para o post de Branca de Neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois de médico e louco, todo mundo tem um pouco!