quarta-feira, 21 de abril de 2010

TOP 10 Filmes - Humanistas

Olá, pacientes!


Hoje estamos aqui para lhes apresentar o TOP 10 Filmes de cada um de nós Humanistas, pode ser que passe de dez filmes por humanistas, mas ainda assim é um TOP 10. Aproveite e use como dica para o feriado de um dia na quarta-feira ¬¬ Comecemos. - obs (by Meio-psicopata): sim, como podem notar o post saiu atrasado. Sim, o Insônio não gostou muito disso, mas eu não tô com muito tempo pra escrever. E sim, vocês notaram certo, eu sou lerda pra escrever. Agora morram.




Insônio


#10 - Spice World - O Mundo das Spice Girls (Spice World, Uk, 1997)


Sim, eu sei. É bobo, mal feito, elas não tiveram as melhores interpretações do mundo, mas ainda assim, o que eu posso fazer? São minhas queridas Rainhas, foi o primeiro filme legendado que eu assisti e me esforcei horrores pra não perder a legenda (porque eu era pequeno, e tinha acabado de aprender a ler), e sim, eu tenho o DVD.


#9 - Abracadabra (Hocus Pocus, Eua, 1992) / Entrevista Com o Vampiro (Interview with the Vampire, Eua, 1994)


Imagino que as pessoas ao meu redor tenham tomado uma certa birra por bruxaria, filmes que envolvem bruxaria, e principalmente por Abracadabra. Cara, esse é um VHS que eu guardo até hoje, é uma coisa tão legal! E minha paixão pela Sara Jessica Parker e tudo o que ela fez depois disso surgiu daqui, isso é um fato.
Entrevista com o Vampiro, vampiros de verdade que não brilham a luz do sol, vampiros que gostam de sangue e têm conflitos internos, larguem Crepúsculo e vejam os verdadeiros. Brad Pitt, meu amor nasceu aqui.


#8 - Batman - O Cavaleiro das Trevas (Batman - The Dark Knight, Eua, 2008)


Esse é merecedor de muitos top's em muitos lugares altos. Eu fiquei apaixonado por esse filme por absolutamente tudo nele, mas principalmente pelo Sr. Coringa. Um viva à Heath Ledger!


#7 - A Casa do Lago (The Lake House, Eua, 2007) / Peixe Grande e suas histórias Maravilhosas (Bid Fish, Eua, 2003)


A Casa do Lago é um dos poucos filmes nos quais eu realmente chorei, um dos poucos que realmente de fato sem dúvidas me tocou. Incrível. Peixe Grande é outro, Tim Burton e o Ewan, juntos? Ok, morro.


#6 - Moulin Rouge! (Moulin Rouge!, Eua, 2001) / O Jardim Secreto (The Secret Garden, Uk, 1993)


Moulin rouge, é Moulin rouge. Ultrapassavel. Simplesmente uma obra de arte em todos os sentidos, musical, artistico, a história maravilhosa. Enfim, tudo. 
Enquanto que O Jardim Secreto é um dos filmes que eu mais me lembro da minha infância, de realmente sentar e assistir, e de uma certa forma entender aquilo de um jeito diferente. Hoje, é um filme que eu gosto de assistir em dias frios e chuvosos com muito chocolate ao lado.


#5 - A Pequena Sereia (The Little Mermaid, Eua, 1989) / A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, Eua, 1991) / Mary Poppins (Mary Poppins, Uk, 1964)


Bem, como vocês todos podem ver rolou uma dúvida cruel por aqui. São três filmes da minha infância (ou não), que eu simplesmente não consigo deixar de amar. A Pequena Sereia porque eu me identifico com tudo na história. A Bela e a Fera, porque é A Bela e a Fera. E Mary Poppins porque é o filme que eu mais assistia quando criança, então fica aí.


#4 - Harry Potter (The Philosopher's Stone/The Chamber of the Secrets/The Prisioner of Azkaban/The Goblet of Fire/The Order of the Phoenix/The Half-Blood Prince, Uk, 2001-2009)/O Senhor dos Anéis (The Fellowship of the Ring/The two Towers/The Return of the King, Eua/New Zelan, 2001-2003)


São clássicos da Literatura, e se tornaram instantaneamente clássicos do cinema com suas adaptações às vezes mal-feitas, ou extremamente fiéis (não), são realmente clássicos.


#3 - Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, Uk, 2004) / Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, Eua/Canada, 2006)


O que dizer? A primeira vez que chorei num filme no cinema que eu posso me lembrar foi com Em Busca da Terra do Nunca, e o primeiro filme que me arrebatou de uma forma impressionante foi Brokeback. Ambos em minha coleção particular de DVDs, com muito orgulho.


#2 - De Repente, Califórnia (Shelter, Eua, 2007) / A Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, Eua, 1989)


A Sociedade dos Poetas Mortos tem um significado pra lá de especial pra mim, por ser uma grande inspiração no que eu farei um dia. Já, De Repente, Califórnia é o que há para mim, o filme da minha vida, o único que conseguiu me mudar de uma forma absurda, o único que me fez repensar muitas coisas.


#1 - Star Wars (A New Hope/The Empire Strikes-Back/Return of the Jedi/The Phantom Meneace/Attack of the Clones/Revenge of the Sith, Eua, 1977-2005)


A maior saga intergaláctica de ficção cientifica de todos os tempos. Perfeito em todos os sentidos, cada filme tem a dose certa de tudo que é necessário para que seja sucesso. Star Wars é o filme que mais me inspira a ser alguém, que mais me dá ideias, que mais me faz feliz quando eu não estou muito bem, Star Wars é o que há. 




Dotôra


#10 - Para Wong Foo obrigada por tudo Julie Newmar (EUA – 1995)

Sabe qual é o must desse filme?? Ver Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo de Drag Queens! Tá, sessão da tarde total, passou na Globo 17473432454235 vezes, mas é muito bom! Quem não viu e gosta de comédias e/ou filmes com a temática gay vale a pena viu! É daqueles que a gente chora de rir na primeira vez que vê...


#9 - O estranho mundo de Jack (EUA – 1993)

Nem vem falar que é coisa de Otaku! Foi minha infância poo! É tão lindinho! Tão bem feitinho! Muito fofo vai! Assistam ao trailer e fiquem com vontade de ver pela 743578375746757 vez!


#8 - A Rosa Púrpura do Cairo (EUA – 1985)

Esse filme é lindo! Quem diria né? Eu vendo filme romântico e me emocionando, ficando toda tocada, cheia de viadagem a la Insônio?? Pois é, é porque é muito bom! É um dos poucos filmes românticos que eu não abro mão. Ele se passa em 1929, bem na época da
Grande Depressão. Conta a história de uma moça sonhadora que leva uma vida muito difícil trabalhando de garçonete e sustentando o marido vagabundo. Apaixonada por cinema, vai sempre conferir as estréias. Quanto mais difícil fica sua vida, mais se agarra ao cinema e aos sonhos, até que certo dia se encanta por um filme, A Rosa Púrpura do Cairo, indo assisti-lo inúmeras vezes. Em uma das vezes, o galã da história, um aventureiro romântico, sai da tela e começa a conversar com ela e se apaixona. Diante do sumiço do personagem no filme, ocorre um verdadeiro escândalo e o ator que interpreta o próprio personagem vai procurá-la, acabando por se apaixonar por ela também. Daí começa a confusão...


#7 - Minha vida em cor de rosa (Ma Vie em Rose/Bélgica, França e Reino Unido – 1997)

Conta a história de Ludovic, um menino que está certo que Deus cometeu um erro ao mandar-lhe os genes XY, pois acredita que na realidade é uma menina. A partir daí são mostradas as dificuldades que Ludovic passa frente a uma sociedade conservadora e baseada em aparências. É um impacto com a realidade, tanto para os que exercem esse tipo de exclusão quanto para aqueles que apóiam a causa, como no nosso caso.


#6 - A Viagem de Chihiro (Japão – 2002) / O Castelo Animado (Japão – 2004)

Ambos são dirigidos pelo Hayao Miyazaki, que é super premiado. Bom, ouvi dizer que ele tem outras animações maravilhosas, mas infelizmente ainda não vi... De qualquer jeito, essas duas são lindas em todos os sentidos. Lembrando que A Viagem de Chihiro ganhou o primeiro Oscar de animação que foi entregue. E, por curiosidade, O Castelo Animado é inspirado no livro Howl's Moving Castle de Diana Wynne Jones.


#5 - Up (EUA – 2009)


Quem me conhece sabe que sou suspeita pra falar desse filme, pq eu simplesmente AMOO... Além de ser muito fofo, é de estrema profundidade e delicadeza. Conta a história de um velhinho que sai para a aventura que sonhou a sua vida toda... Só que na bagagem surge um garotinho-mala, um pássaro gigante e um cão falante. A maioria já viu ou já ouviu falar desse filme, então não vou me aprofundar muito na história. O que eu acho mais incrível é a mudança que ocorre na vida do velhinho depois que ele conhece o garoto, que na realidade é aquele que o ajuda a sair do seu passado e seguir em frente. Agora, meu povo, fala sério, uma animação linda com velhinhos, crianças fofinhas, bichinhos lindos e cães falantes! O que mais eu posso pedir??

#4 - As Bicicletas de Beleville (Belleville Rendez-Vous/França – 2003)

Genial! Fica até clichê eu falar assim de uma animação tão original... mas é verdade oras! Apesar de ser super atual (2003) tem a cara dos desenhos antigos e sem ser nada previsível! Por fugir do habitual, pode causar estranhamento em algumas pessoas, mas abram suas mentes! Uma coisa interessante é que o filme quase não tem falas, então pode ser assistido em qualquer língua, sem contar que a trilha sonora é algo perfeito! Foi através desse filme que tomei conhecimento de
Mathieu Chedid e, por consequência de outros excelentes artistas franceses. E não, não vou dar detalhes da história, apenas assistam que vale muito a pena.


#3 - Banhos (China – 1999)

Lindo filme que conta a história de um velhinho, dono de uma casa de banhos, seu filho mais velho, que vai visitá-lo, e seu filho mais novo, que é deficiente mental. É bem interessante pois faz uma discussão em torno de diversos assuntos bem atuais como a questão do deficiente mental e a sociedade, a chegada da modernidade, que vai substituindo o obsoleto pelo moderno, tradição, família, entre outras coisas. É um filme bastante inteligente, que merece ser visto.


#2 - Hair (EUA – 1975)

Um crássico. Inspirado no famoso musical da Broadway. Um caipirão muda para a capital para se alistar no exército e ir para a guerra do Vietnã, mas no caminho conhece um grupo de hippies e começa a repensar alguns conceitos. O rapaz e os hippies acabam se tornando amigos e ele não quer mais ir para a guerra. É um filme profundo, que conta de uma época bem marcante da história mundial e, é lógico, com uma trilha sonora impecável.


#1 - A Partida (Okuribito/Japão – 2008)

É um dos filmes mais lindos que eu já vi na vida. Olha só, não sou de chorar em filmes, mas achei esse tão lindo que eu chorava chorava chorava, sem exagero. Tem uma história linda e pra quem se interessa por culturas diferentes é beeem interessante. Abaixo coloquei uma matéria da revista Mente e Cérebro sobre o filme pra quem quiser conhecer melhor. Lembrando que a trilha sonora é linda também, reforçando, me fez chorar. Se bem que eu tenho uma fixação por violoncelos... Ganhou um Oscar na categoria melhor filme estrangeiro em 2008. E mereceu mesmo.
























Meio-psicopata

#10 - O Rei Leão (The Lion King, 1994) / A Bela e a Fera (The Beauty and the Beast, 1991)


Sim, isso é #infanciafeelings total. De O Rei Leão vem minha tara por leões que dura até hoje. E, para constar, eu gostei das continuações. Principalmente do 3 (ou 1/2 no original). Quanto a A Bela e a Fera, devo dizer que a Fera é um dos meus personagens favoritos: uma criatura grande, forte, assustadora, bestial e solitária... até aquela mina retardada aparecer e mexer tanto com ele que de fera ele passou a príncipe com cara de viado ¬¬". De qualquer jeito, ano que vem seremos os Humanistas vendo A Bela e a Fera no cinema em 3D! Diria meu pai: não perda!!!

#9 - The Fever (The Fever, 2004)

O pouco que tem do filme no YouTube são partes que a Angelina Jolie aparece. Nada contra ela, principalmente porque adorei a atuação e o papel que ela interpreta. Mas a Sra. Pitt (eles ainda estão casados, Insônio?) é só uma titiquinha no filme, um personagem pra lá de secundário, não acho justo com os demais, pois não dá pra ter uma noção vaga de história como os trailers proporcionam. Sobre o filme? Não leia O Capital mesmo que ele seja deixado na porta da sua casa por um desconhecido, ok?

#8 - Kadosh (Kadosh, 1999)

Também sem trailer, pois infelizmente o YouTube só tem o filme em 8973532132187 partes. O que caracterizaria spoiler se eu linkasse qualquer uma dessas partes. Enfim, filme israelense sobre um núcleo de judeus MUITO ortodoxos que vive em Jerusalém. Nele aparecem as questões relativas a necessidade de se ter filhos (para o judaísmo um casal só é abençoado quando tem filhos - e Kadosh significa abençoados) e o casamento de jovens dentro da comunidade. Afinal, pessoas de fora da comunidade não são legais. Triste pra cacete, mas mega recomendado. Se não for assistir, eu te mato.

#7 - O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Adoro Japão, adoro samurais e adoro katanas. Vale lembrar que Tom Cruise estava singularmente belo nesse filme. E sim, eu sei que tem uns absurdos nele, mas foda-se. O filme não deixa de ser lindo pra mim por causa deles.

#6 - O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) / Em Busca da Terra do Nunca (Fiding Neverland, 2004)

O Labirinto do Fauno me deixou meio perturbada. Achei punk quando vi. Pega o início do período Franco na Espanha e os devaneios muito reais de uma menininha. Afinal, para crianças brincadeira é coisa séria e o mais frustrante é ser tirado dos seus fingimentos. E sim, eu tô misturando Fernando Pessoa já! Não enche! Quanto ao Em Busca da Terra do Nunca acho que o Insônio já falou um pouco... E caiu um cisco no meu olho quando eu assisti.

#5 - Kill Bill 1 e 2 (Kill Bill, 2003-2004)

SANGUEEEE!!!!!!!!!!! Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Quentin Tarantino, katanas, uma trilha sonora fodástica e MUUUUUUUUUIIIIIITOOOO SANGUE pra todo lado! Quanto a história, estão todos carecas de saber do que se trata. Caso você não saiba, vai AGORA assistir, ou minha amiga The Bride vai me emprestar a katana dela e eu mesma vou aí te matar! Mwahahaha!!

#4 - Morte em Veneza (Morte a Venezia, 1971)

Infelizmente o filme não é uma daquelas ótimas carnificinas. Er... Quer dizer, não exatamente =/. Sim, tem mortes, mas não é um Ben Hur. Mas ok. Falta sangue, entretanto tem poesia na medida certa. Fora os conflitos do personagem principal que se vê fascinado por um garoto muito belo durante sua viagem.

#3 - Alguém que me ame de verdade (Arranged, 2008)

Parece piegas, mas não é. Histórias de amizades mexem comigo e casamentos me incomodam. Moças de religiões que quebram o pau há muito tempo, mas as duas se entendem e de brinde desfazem o estereótipo que envolve suas opções religiosas. Destaque para a muçulmana que arrebenta usando ironias ao tirar o maior sarro da chefe (na cara da mesma) e para a judia que dá um puta esporro na mesma chefe feminista-libertária no melhor estilo vamos-moças-larguem-a-religião-e-vão-se-divertir.

#2 - Sonhos (Yume, 1990)

Obra de arte do mestre Akira Kurosawa. Ok, uma das grandes obras dele. Infelizmente na minha breve pesquisa no YouTube não encontrei o trailer - nem sei se esse filme tem um - mas linkei um vídeo bem legal. Sonhos ou Yume ou Kurosawa's Dreams é um dos últimos filmes do Kurosawa e trata de temas como "vamos parar de foder com nosso planeta" e relação entre antigo e moderno nos oito sonhos que compõe o filme. Alguns são uns pesadelos de fazer até mesmo eu arrepiar os cabelos, mas até neles as imagens tendem a ser lindas e leves. Só pra constar: o último sonho é o mais foda de todos.

#1 - Sempre ao seu lado (Hachiko: A Dog's Story, 2009)

Um filme lindo e sereno que satisfez meu lado não-psicopata. Hm, satisfez meu lado psicótico também, na realidade. Afinal, eu na minha sociopatia acho que seres humanos não valem a água que tomam ou o ar que respiram. E animais são incomensuravelmente mais dignos do que nós. Mas isso não é colocado em questão no filme. Nele o que importa é uma história real de uma amizade no mínimo fantástica entre o cão (um Akita chamado Hachi) absurdamente fiel ao seu dono. Para mais algumas poucas informações clique no link do título do filme e veja o trailer postado abaixo. Mas o IDEAL é assistir ao filme, pois só nele você pode ver a cena do Hachi velhinho subindo uma rua ao som de uma música fodástica com violinos e piano fodásticos também. Aliás, a trilha desse filme é inteira fodástica. O Insônio é testemunha que nessa hora caiu um cisco no meu olho dando a sensação de que eu estava chorando. Na verdade, ele notou que caíram muitos ciscos nos meus olhos quando eu assisti Sempre ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois de médico e louco, todo mundo tem um pouco!